MEDITAÇÕES
O MÁGICO
CONTO: O MENINO QUE ENSINA CRIANÇAS A MEDITAR
AMOR PURO
A LUZ VIOLETA
ACALMAR A MENTE
RESPIRAR PARA ACALMAR
O MERGULHO INTERIOR
MEDITAÇÃO PARA A PAZ
MEDITAÇÃO DA ÁRVORE
MEDITAÇÃO DA ÁGUA
UM COPO DE ÁGUA
A MÃE NATUREZA
MEDITAÇÃO PIN
HARMONIZANDO OS CHAKRAS
MEDITAÇÃO PARA ESTUDANTE
SENTA-TE QUIETINHO COMO UMA RÃ
MEDITAÇÃO GUIADA
EQUILIBRIO CORPO E MENTE
CASA DOS SONHOS
ARCO-ÍRIS
BORBOLETINHA
PEIXINHO
MEDITAÇÃO COM GOLFINHOS
3 MINUTES BODY SCAN MEDITATION
BUBBLE BOUNCE
MEDITAÇÃO NUM MINUTO
COMO FAZER PARAR O CÉREBRO E TRAZÊ-LO PARA O MOMENTO PRESENTE?
THOUGHT BUBBLE
RAINBOW RELAXATION
ATIVIDADES
RESPIRAÇÃO DA ABELHA
Essa técnica pode ser feita quando a criança está nervosa e precisa acalmar os seus pensamentos.A criança deve tapar os ouvidos com as mãos, até que não escute nada do mundo exterior. Depois, fecha os olhos. Inspira o ar pelo nariz profundamente e quando expira deve pronunciar a letra “m”, como um zumbido de uma abelha.Repetir o exercício quantas vezes quiser.
Essa técnica pode ser feita quando a criança está nervosa e precisa acalmar os seus pensamentos.
A criança deve tapar os ouvidos com as mãos, até que não escute nada do mundo exterior. Depois, fecha os olhos. Inspira o ar pelo nariz profundamente e quando expira deve pronunciar a letra “m”, como um zumbido de uma abelha.
Repetir o exercício quantas vezes quiser.
CHEIRA E SENTE
Entregue à criança algo aromático. Pode ser, por exemplo, um gomo de laranja ou limão, um sabonete ou alguma erva aromática, como hortelã. Peça-lhe para fechar os olhos e descrever o que sente ao cheirar o objeto. Ensine-o a focar a sua atenção em apenas um dos sentidos.
Outra variante deste exercício é apenas se concentrar no aroma do objeto, sem que precise descrever o que sente no final.
SOMOS ASTRONAUTAS
Ofereça uma peça de fruta (ou qualquer outro alimento) à criança e peça que a descreva com os 5 sentidos, como se jamais o tivesse visto.A ideia é: a criança chegou a um novo planeta e encontrou uma ‘maçã’. Deve observá-la, tocá-la, prová-la…Agora é hora de contar o que observou: como é esse alimento? Que forma tem? Qual a sua cor? Pesa? É macio ou duro? Cheira? Faz algum barulho quando mastiga? É doce ou salgado?
Ofereça uma peça de fruta (ou qualquer outro alimento) à criança e peça que a descreva com os 5 sentidos, como se jamais o tivesse visto.
A ideia é: a criança chegou a um novo planeta e encontrou uma ‘maçã’. Deve observá-la, tocá-la, prová-la…
Agora é hora de contar o que observou: como é esse alimento? Que forma tem? Qual a sua cor? Pesa? É macio ou duro? Cheira? Faz algum barulho quando mastiga? É doce ou salgado?
O EFEITO DA BORBOLETA
O vídeo é inspirado num conceito chamado "Efeito Borboleta". É a ideia de que mesmo a menor das nossas ações pode causar ondulações no mundo, alterando o curso dos eventos. Sabia que um tornado nos EUA pode ser influenciado por coisas aparentemente menores, como o bater das asas de borboletas distantes na África?
Da mesma forma que um pequeno ato de bondade, um simples sorriso e as vibrações positivas que emitimos podem ter um efeito exponencial noutro lugar. Mas essas coisas e gestos aparentemente sem importância são como o efeito borboleta.
Passe o vídeo e convide os alunos a observarem a imagem em silêncio.
Objetivo: relaxamento e explorar a importância de pequenos gestos.
O vídeo é inspirado num conceito chamado "Efeito Borboleta". É a ideia de que mesmo a menor das nossas ações pode causar ondulações no mundo, alterando o curso dos eventos.
Sabia que um tornado nos EUA pode ser influenciado por coisas aparentemente menores, como o bater das asas de borboletas distantes na África?
Da mesma forma que um pequeno ato de bondade, um simples sorriso e as vibrações positivas que emitimos podem ter um efeito exponencial noutro lugar. Mas essas coisas e gestos aparentemente sem importância são como o efeito borboleta.
Passe o vídeo e convide os alunos a observarem a imagem em silêncio.
Objetivo: relaxamento e explorar a importância de pequenos gestos.
"Além de uma reflexão extraordinária, este foi o título de um artigo publicado em 1972, pelo criador desta poderosa teoria, em que ele divulgou e explicou ao mundo sua descoberta MA-RA-VI-LHO-SA!
Descoberto em 1960, pelo matemático Edward Lorenz e tido como um dos principais resultados obtidos a partir da Teoria do Caos, o Efeito Borboleta nada mais é que a análise de como pequenas alterações nas condições iniciais de grandes sistemas, podem gerar transformações drásticas e significativas nestes.
Como sistemas, podemos considerar os padrões climáticos que temos, a movimentação de grandes grupos de asteróides, ou a forma como as pessoas interagem entre si e com todo o universo ao seu redor, em seu dia a dia.
No que diz respeito a esta grande descoberta, o que se sabe é que Lorenz, que também era meteorologista, fazia uso de um computador antigo para realizar o cálculo relacionado a padrões climáticos.
Após fazer uma só simulação, ele decidiu realizá-la mais uma vez, no entanto, no momento de inserir os dados e as informações novamente no sistema, ele acreditou que o acréscimo ou a diminuição de casas decimais nos números não fariam diferença no resultado obtido ao final da equação.
Assim, ao invés de colocar 0,000001, conforme fez na primeira vez, ele colocou 0,0001. Ao fazer a análise do resultado obtido através desta segunda simulação, ele observou que ela estava completamente alterada e diferente em comparação com a primeira, o que lhe deu base para formular, através da equação obtida, o que conhecemos hoje como Efeito Borboleta.
Desses cálculos surgiram também a Teoria do Caos, que podemos definir como sistemas tidos como verdadeiramente complexos e que são imensamente sensíveis a pequenas modificações em suas condições iniciais. "
CONFLITO DO CÉREBRO
CARA DE QUÊ - EMOÇÕES
DANÇA
( Uma forma de exprimir emoções)
Comentários
Enviar um comentário